Inicial / Notícias / Assembleia do Núcleo de Vacaria

Assembleia do Núcleo de Vacaria

No dia 21 de setembro, em Vacaria – RS, estiveram reunidos em assembleia as religiosas e religiosos da Diocese. O encontro contou com a participação de quatro congregações: Irmãs do Apostolado Paroquial, Catequistas Franciscanas, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e Irmãs de São José de Chambéry. Irmã Maria da Glória Fernandes Oliveira, Conselheira Provincial das Irmãs de São José, também esteve presente na assembleia.

O Núcleo contou com a presença da coordenadora da CRB regional/RS, Irmã Aldinha Inês Welzbacher. Ela fez o repasse da Assembleia Eletiva da CRB Nacional, que aconteceu nos dias 10 a 14 de julho de 2019, em Brasília, bem como da Assembleia Formativa da CRB do RS, realizada nos dias 09 a 11 de agosto de 2019, no CECREI – Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo/RS.

Irmã Rozângela Steffenon dinamizou a oração, convidando os participantes à “Casa de Betânia”, assunto que perpassou nosso dia de oração e encontro. Como diz o Papa Francisco: Precisamos oferecer uma profecia que o mundo possa ver, através de nossas ações, de nossas atitudes, de nosso testemunho de consagrados e consagradas. Como Maria, nas Bodas de Caná, atenta às necessidades do banquete, mudemos, também nós, a vida ameaçada em vinho novo, para a festa da vida: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5).

Também foi eleita a nova coordenação do Núcleo para os próximos dois anos, sendo constituída por um membro de cada congregação presente na Diocese de Vacaria.

Irmã Aldina dirigiu-nos sábias palavras, dizendo-nos que: “A vida religiosa consagrada, com sua diversidade de carismas, é chamada a ser sinal profético no mundo de hoje, sendo presença misericordiosa junto às novas pobrezas. Faz-se necessário um novo êxodo, a fim de assumir corajosamente a vida de tantos irmãos e irmãs, que se encontram fora da margem, ameaçados, violentados, excluídos, pela força opressora do poder político e econômico, que estão matando muitas vidas”.

A assembleia foi encerrada com a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Rene Antonio Zanadrea e concelebrada pelos Bispos Eméritos, Dom Orlando Dotti, Dom Osório Bebber, Frei Edílio José Soliman e Frei Cleto Armiliato. Na mesma celebração, foi acolhida, na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, a Postulante Franceli Bernardes, para iniciar a etapa do Noviciado, na casa de formação em Vacaria – RS.

Irmã Adelide Canci

Além disso, verifique

VI Seminário Nacional de Religiosos Irmãos

Tema: No rio da vida, o Irmão é missão fecundando o reino Lema: “Os braços …