Inicial / Notícias / Assembleia Eletiva do Núcleo de Uruguaiana

Assembleia Eletiva do Núcleo de Uruguaiana

No dia quinze de maio de dois mil e vinte e um, reuniram-se os Religioso/as do Núcleo de Uruguaiana-RS, para a Assembleia Eletiva, na modalidade online, em vista da pandemia da Covide19. Estiveram presentes consagrados de todas as Comunidades, exceto duas: uma, por problemas técnicos e a outra por falta de contato. A Coordenadora do Núcleo, Ir. Jucélia Talita Zaffari do Rosário participou de Ijuí/RS, sua nova Comunidade. Da sede da Diocese em Uruguaiana: Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas de Dom Bosco): Ir. Ercilde Moratelli e Ir. Helena Dalmonico; Congregação das Filhas do Amor Divino: Ir. Marlene Severo Pereira, Ir. Micaela Hermann, Ir. Aparecida Gonçalves de Souza e Ir. Clarice Rigon; Congregação das Filhas de Maria Santíssima do Horto: Ir. Maria Pazini, Ir. Alzira Cella, Ir. Ida Bordignon e Ir. Rimet Silva Pereira; Congregação dos Irmãos Maristas Ir. Altenir Costa Pimentel; Ordem dos Carmelitas Descalços: Frei Tiago Antônio Backes, Frei José Carlos Cabreira Bandeira e Frei Davi Alves Soares. Do Município de São Francisco de Assis: Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria: Ir. Amabile Maria Saggin, Ir. Adélia Michelon, Ir. Lúcia Faccin. Do Município de Manoel Viana: Congregação das Filhas do Amor Divino: Ir. Helga Maria Hendges, Ir. Celita Maria Hartmann, Ir. Maria de Lourdes Mayer e ir. Maria Madalena Miranda de Andrade. Do Município de Itaqui não foi possível a participação das Irmãs da Companhia de Santa Teresa de Jesus e do município do Alegrete das Irmãs de Santa Catarina VM. Contamos com a presença fraterna do Pe. Wilner Charles OSFS, representante da Coordenação do Regional. Para alegria de todos compareceu nosso Bispo Diocesano D. José Mário Angonese.

O início da Assembleia foi marcado para às 15h. A sala virtual foi aberta às 14h30 pela Coordenadora Ir. Jucélia. Aproveitamos para saudar-nos, conversar de um modo muito espontâneo e fraterno. Ás 15h abriu-se oficialmente a Assembleia com a saudação da Coordenadora. Palavras de acolhida e gratidão pela presença de cada consagrado do nosso Núcleo.

Cada Comunidade expressou em poucas palavras alguma experiência vivida durante esse tempo desafiador da pandemia. Mesmo em meio à dor e às circunstâncias difíceis desse novo cotidiano encontramos o modo mais adequado para ser sinal de vida e partilha com o povo santo de Deus.

O momento orante inicial foi conduzido por Irmão Altenir FMS. O exemplo de Maria Santíssima e São José na escuta da vontade de Deus e na doação incondicional de si mesmos pela causa do reino são para cada um de nós um alento incomparável.

O Pe. Wilner Charles fez uma cordial saudação em nome da Coordenação do Regional. Sentimo-nos parte de uma realidade que ultrapassa nossa pobreza e dificuldades. Unidos somos capazes de enfrentar todos os desafios, para que “Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria!” como diz nosso papa Francisco, também ele consagrado como nós!

Em seguida D. José Mário trabalhou conosco o tema da Mensagem para a 58ª Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, com o tema “São José: o sonho da vocação”. De uma forma muito próxima e iluminada refletiu sobre a figura desse grande homem, em tudo um exemplo privilegiado para a nossa vivência de consagrados. A vida de São José sugere-nos três palavras-chave para a vocação de cada um: SONHO, SERVIÇO e FIDELIDADE. No final desse momento incentivou a cada um de nós a permanecermos fiéis ao chamado. Nunca duvidar da escolha de Deus. Jamais desistir desse nosso caminho, porque fomos escolhidos e enviados para dar muito fruto. Insistiu no testemunho da alegria que somos chamados a transparecer. Essa é a maior e melhor “propaganda vocacional”, aquilo que os jovens veem do nosso testemunho. Deu-nos a sua benção e agradeceu toda doação e comunhão da parte da Vida Consagrada em nossa Diocese. Insistiu para que reforcemos a oração de súplica pelas vocações.

Na sequência foram apresentados os novos membros da Coordenação do Núcleo: Ir. Helena Dalmonico FMA, Coordenadora. Será auxiliada por mais três religiosos: Irmão Altenir Costa Pimentel FMS – econômo, Fr. Davi Alves Soares OCD – secretário e Ir. Ercilde Moratelli FMA – assistente. Todos foram aclamados com uma salva de palmas.

A nova coordenadora Ir. Helena dirigiu as palavras de agradecimento à anterior coordenação. Pediu a colaboração de todos para essa nova etapa do caminho. Dirigiu a oração final, inspirada na figura de São José e na gratidão pela vida e testemunho de cada consagrado que formamos o Núcleo da Diocese.

Com o desejo de uma verdadeira comunhão e partilha dos nossos carismas encerrou-se a Assembleia. O Espírito Santo de Deus guie e ilumine nossas ações. Maria, Mãe dos Consagrados interceda por nós e nossas comunidades juntamente com seu esposo São José.

Nova coordenação:

Coordenadora: Ir. Helena Dalmonico;

Secretária: Frei Davi (Carmelita)

Tesoureiro; Irmão Altenir (Marista)

 

Frei Davi Alves Soares OCD, secretário.

 

Além disso, verifique

VI Seminário Nacional de Religiosos Irmãos

Tema: No rio da vida, o Irmão é missão fecundando o reino Lema: “Os braços …