Inicial / Cursos / Curso: Amazônia e Missão – Novos caminhos a partir do Sínodo

Curso: Amazônia e Missão – Novos caminhos a partir do Sínodo

Estamos vivendo um tempo bastante significativo para a Igreja no Brasil: a preparação do Sínodo da Amazônia e o Mês Missionário Extraordinário, ambos convocados pelo Papa Francisco. Muito se tem recolhido de experiências que nos comovem e, ao mesmo tempo, outras que revelam a dor dos irmãos e irmãs que vivem no chão da Amazônia.

O povo da Amazônia continua gritando ainda hoje. É o próprio Cristo que continua sofrendo, sobretudo através dos povos tradicionais: os indígenas, ribeirinhos, seringueiros, quilombolas, antigos posseiros. Junto ao grito destes povos e atenta a esta realidade, a Igreja que está na Amazônia, e não somente ela, deve ocupar-se em encontrar meios que superem esta desafiadora realidade da evangelização, fazendo ecoar em toda a Igreja a necessidade de ajudar-se, não só na ação evangelizadora, mas também na solidariedade, dando da pobreza de cada uma delas.

Diante da riqueza dessa região e dos desafios missionários que lá se impõem é que sentimos a necessidade de oferecer uma semana de formação com o tema Amazônia e Missão: Novos caminhos a partir do Sínodo, a fim de despertar o desejo não só de conhecer a Amazônia, mas sobretudo comprometer-se para que ela, viva, receba nossa contributiva presença no caminho de uma ecologia integral.

Fica assim o convite para que possamos nos envolver e viver este tempo de graça também nos dispondo a marcar nossa presença neste chão tão querido não só para o Brasil, mas também para todo o mundo.

OBJETIVO Geral

Apresentar os desafios que emergiram para a evangelização da Amazônia e para uma ecologia integral, durante a realização do Sínodo Extraordinário para a região.

Objetivos Específicos

  1. Conhecer os principais desafios que a realidade da Amazônia apresenta à evangelização inculturada e para a ecologia integral.
  2. Compartilhar e celebrar as aprendizagens que a realização do Sínodo revelaram da caminhada da Igreja na Amazônia.
  3. Aprofundar saberes e práticas, no campo urbano e rural, sobre ecologia integral, à luz da Laudato Si e das tradições dos povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia.
  4. Despertar atitudes proativas para a ação missionária na Amazônia, bem como ações e projetos solidários na região.

Início do curso: 05/08, missa às 18h

Término do curso: 09/08, às 12h

Público

Destina-se a pessoas que desejem conhecer a Amazônia, viver no chão amazônico e inspirar a sua prática pastoral-missionária: coordenadores de pastoral, educadores de pastoral, ecologistas, agentes de pastoral, religiosas/os e cristãos leigos/as, missionários/as.

Conteúdo programático

A realidade amazônica e seus povos originários e urbanos; Desafios pastorais; Questões que emergiram do Sínodo; Experiências de Igrejas-Irmãs; Ecologia integral; Experiência de ecologia integral no urbano; l; Espiritualidade ecológica, etc.

Metodologia

Exposições interativas, estudos dirigidos em grupos, troca de experiências e partilhas utilizando a arte, educação e sociodramas.

ASSESSORES

Prof. Moema Miranda. Antropóloga, com Mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRJ. Coordena iniciativas de Diálogo Brasil-África, faz parte da Rede Igrejas e Mineração e assessora o Comitê Nacional da REPAM (Rede Eclesial Pan-Amazônica).

Prof. Daniel Seidel. Pós-graduação e Especialização em Psicodrama, Planejamento Estratégico de Políticas Públicas, Mestrado em Ciência Política e em Políticas Sociais. Membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, membro da Comissão Fé e Política do CNLB (Conselho Nacional do Laicato Brasileiro) e membro do Comitê Nacional da REPAM (Rede Eclesial Pan-Amazônica).

Data e local

A Semana será realizada de 05 a 09 de agosto de 2019, no Centro Cultural Missionário da CNBB, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

Inscrições

Poderão ser efetuadas pela internet através do website: www.ccm.org.br. O valor do curso é de R$ 750,00. Nesta taxa estão inclusas formação, alimentação e hospedagem. O número de vagas é de 45 pessoas.

Além disso, verifique

Seminário Formativo com o Dr. William Cesar Castilho

Seminário Formativo com o Dr. William Cesar Castilho. Se ainda não conseguiu fazer a sua …