Inicial / Cursos / Curso de Espiritualidade Missionária

Curso de Espiritualidade Missionária

O Centro Cultural Missionário (CCM), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as Pontifícias Obras Missionárias, promovem a 7ª Semana de Formação Missionária para agentes de pastoral, lideranças comunitárias, membros de COMIPAS e missionário(as) em geral. Pessoas em busca de uma espiritualidade encarnada e missionária.

O Papa Francisco desde o início de seu pontificado tem nos desafiado a anunciar o Evangelho no mundo atual, ser uma Igreja em saída, próxima das pessoas.

Para alimentar esse espírito missionário é necessário cultivar “a espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo” que proclama que são alegres os pobres em espírito os quais acolhem o Reino de Deus em suas vidas como os pequeninos, pois quem não acolhe o Reino como pequenino nunca entrará nele (cf. Lc 18,15-17).

Esse compromisso de estar do lado dos pobres e pequenos se fortalece na medida em que acontece um encontro “com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva” (DCE, n. 1). “Não é possível compreender e viver a missão, senão na referência a Cristo, como Aquele que foi enviado para evangelizar” (RMi, n. 88).

O Evangelho nos convida sempre “a abraçar o risco do encontro com o rosto do outro […], seus sofrimentos e suas reivindicações […], permanecendo lado a lado”. É preciso “aprender a descobrir Jesus no rosto dos outros, na sua voz, nas suas reivindicações […] sem nos cansarmos jamais de optar pela fraternidade” (EG 91). A espiritualidade missionária faz da “opção pelos pobres” uma bússola eclesial e espiritual (EG 195).

A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria (EG, nº 1).

Dentro deste espírito oferecemos esta formação, correspondendo ao grande desejo do Papa Francisco de sermos uma “Igreja cada vez mais defensora da vida, servidora e missionária”. Venha fazer parte desta história.

 

Fraternalmente em Cristo,

Dom Esmeraldo Farias Barreto

Bispo Auxiliar de São Luís do Maranhão, MA

Presidente da Comissão Episcopal Para Ação Missionária

 

 “SEGUIMENTO DE JESUS CRISTO NA ALEGRIA DO EVANGELHO”

 OBJETIVO Geral

Ajudar a refletir sobre o compromisso cristão de seguir Jesus Cristo.

Motivar este compromisso a partir da Alegria do Evangelho.

 Objetivos Específicos

  • Contribuir para uma melhor divulgação e compreensão da exortação Apostólica: A Alegria do Evangelho;
  • Demonstrar a reciprocidade entre o seguimento de Jesus e a alegria do Evangelho;
  • Entender o seguimento de Jesus como um caminho na contramão da sociedade atual
  • Apresentar elementos de uma espiritualidade que une mística e ética;
  • Animar os participantes a saírem mais fortalecidos como discípulos missionários, seguidores de Jesus Cristo.

 Público

Agentes de pastoral, lideranças comunitárias, membros de comipas e missionário(as) em geral. Pessoas em busca de uma espiritualidade encarnada e missionária.

 Conteúdo programático

O curso contemplará diversos temas como: a importância de uma espiritualidade de seguimento; ter clareza sobre qual Jesus queremos seguir; o chamado de Jesus para segui-lo nos evangelhos (ruptura, conversão e seguimento); aspectos do seguimento de Jesus (sentir, amar, pensar, rezar, crer, agir… como Jesus); a Alegria do Evangelho como ponto de partida e sustento no seguimento de Jesus; o seguimento de Jesus na força do Espírito; o seguimento de Jesus como caminho para a santidade (Bem-aventuranças e Mt 28); elementos de uma espiritualidade de seguimento na atual conjuntura.

 Metodologia

Propomos como metodologia uma reflexão partilhada. Cada tema será introduzido por uma exposição do assessor. Ele indicará algumas pistas para reflexão e estudo dos participantes. No final do dia pode haver uma troca de experiências e reflexões que possam contribuir para o enriquecimento da espiritualidade de seguimento.

ASSESSORIA

Padre Michel Ramon sacerdote “Fidei Donum”, atuante na Arquidiocese de Salvador desde 1983, trabalhando como missionário em diversas paróquias da periferia de Salvador. Formado em letras clássicas e bacharel em filosofia e teologia. Refletindo sobre o vínculo entre fé e vida, escreveu em edição própria os seguintes livros: Para que Nele nossos povos tenham vida: Subsídio para uma leitura comprometida do Documento de Aparecida (2010); Em busca de uma mística e espiritualidade de compromisso (2012); Ir às periferias, um ensaio sobre fé, espiritualidade e transformação social (2013); Eu estarei contigo: A presença amorosa de Deus (2016) e; A Alegria do Evangelho: Trinta temas para ler e partilhar a Exortação Apostólica do Papa Francisco (2018) .

DATA E LOCAL

A Semana será realizada de 21 a 25 de outubro de 2019, no Centro Cultural Missionário da CNBB, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 32743009.

INSCRIÇÕES

Poderão ser efetuadas pela internet através do website: www.ccm.org.br. O valor do curso é de

R$ 750,00. Nesta taxa estão inclusas formação, alimentação e hospedagem. O número de vagas é de 45 pessoas.

OBS: Não disponibilizamos transporte e nem passeio pela cidade de Brasília.

 

Além disso, verifique

MOMENTO FORMATIVO PARA TODO REGIONAL