Inicial / Formação / Encontro Inter-regional Sul das Novas Gerações

Encontro Inter-regional Sul das Novas Gerações

Estiveram reunidos de 15 a 17 de novembro na Casa das Irmãs da Divina Providência ( Província  da Santíssima Trindade ) em Curitiba/PR, em torno de 45 junioristas e professas (os) até 10 anos de votos perpétuos  do RS, PR e SC  no Encontro Inter-regional Sul  das Novas Gerações. A temática norteadora foi “ Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5) : Mística –

Profecia – Novas Relações.

O Pe. Joachim Andrade (SVD) desenvolveu o tema: mística das relações – Bodas de Caná. Ele fez uma leitura sociológica, antropológica e teológica do texto das Bodas de Caná. Desenvolveu também  sobre a Mística da VRC: perspectiva das Bodas de Caná, contextualizando a Vida Consagrada no momento atual. A sociedade passa por mudanças assim como a Vida Consagrada.

No sábado, tivemos a alegria de acolher Dom Amilton Manoel da Silva, bispo auxiliar de Curitiba e membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Trabalhou conosco a temática: A mística de Maria no âmbito das Novas Gerações, nos ajudando a refletir se as nossas práticas devocionais a Maria tem nos ajudado a sermos consagrados (as) fiéis e se temos conseguido dar um rosto mariano (de escuta, proximidade e misericórdia) na ação pastoral que desenvolvemos segundo nos pede o Papa Francisco. Dom Amilton presidiu a missa neste dia onde em sua Homilia nos apresentou  a presença de Maria na Vida de nosso Papa Francisco.

Durante os três dias de encontro tivemos também as rodas de conversa em preparação ao IV Congresso das Novas Gerações do Brasil e II Congresso das Novas Gerações do Cone Sul que irá acontecer no próximo ano em Vargem Grande/SP.

Destacamos também a presença da Ir. Clotilde Azevedo, assessora executiva para o Setor Juventude e Novas Gerações da CRB Nacional, nos motivando na caminhada dos grupos de Novas Gerações em cada regional e a  participarmos  do Congresso.

Odres novos ou vinho novo? Que a mística das Bodas de Caná nos impulsione a gerarmos o vinho novo, pois “Quem vive grávido (a), sai às pressas para anunciar quem está dentro de si .”

Ir. Karina Skorek – Grupo das Novas Gerações – Porto Alegre

Além disso, verifique

VI Seminário Nacional de Religiosos Irmãos

Tema: No rio da vida, o Irmão é missão fecundando o reino Lema: “Os braços …