Inicial / Cursos / Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado

Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado

EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DE COVID19 AS DATAS DAS ETAPAS FORAM ALTERADAS.

CONFIRA ABAIXO AS NOVAS DATAS DAS ETAPAS!

No contexto atual são notórios os desafios gerados pela transformação da sociedade em vista da elevação da longevidade humana. Cresce então a necessidade de pessoas capacitadas a trabalhar com a temática. Este curso, com seu enfoque interdisciplinar, possibilita aos que lidam com idosos ou que tenham interesse nisto, uma visão ampla, contextualizada e diferenciada para abarcar a complexidade e a dinâmica que o tema exige, capacitando e atualizando os participantes através de conhecimentos pertinentes e necessários, demandados para atuar na área.

O curso irá apresentar o contexto no qual a população idosa está inserida na atualidade; discutir as demandas que assolam o idoso; apontar estratégias de enfrentamento para garantir melhor qualidade de vida à pessoa idosa; formar pessoas com competências para compreender, acolher e acompanhar o idoso de forma holística e ética.

Este Curso, até o ano de 2019 era oferecido pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). A partir de 2020, a continuidade do Curso passa a ser responsabilidade da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), que já há muitos anos vem dedicando-se à formação humana, teológica e espiritual. Daí seu interesse em capacitar pessoas interessadas sobre o envelhecimento humano.

Público

O curso destina-se aos Consagrados e Consagradas vinculados/as às diversas Congregações Religiosas, ao Clero Diocesano, aos Cuidadores nas Casas de Longa Permanência e demais pessoas interessadas no aprofundamento do tema.

Vagas

O Curso disponibiliza 50 vagas. A prioridade será garantida mediante a ordem de inscrição. O Curso será oferecido se houver o número mínimo de 30 inscritos.

Investimento

Inscrição individual R$ 2.000,00

Instituições que increverem dois participantes terão 10% de desconto em cada inscrição.

Instituições que increverem três participantes ou mais terão 15% desconto em cada inscrição.

Inscrições

Os interessados e interessadas farão sua inscrição na ESTEF, no site ou via e-mail estef@estef.edu.br

Prazo inscrições: 1 de novembro de 2019 a 31 de março de 2020.

Certificação

Cursistas que tiverem frequência de pelo menos 85% da carga horária prevista receberão Certificado. O Curso é desenvolvido pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), instituição credenciada pelo MEC. O Curso tem parceria da CRB/RS.

Local:

Aulas: Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF).

Hospedagem e alimentação aos que tiverem interesse e necessidade: Pousada dos Capuchinhos (ao lado da ESTEF). Custo R$ 450,00 por módulo – em quarto inidividual, com café da manhã, almoço e jantar. Contato: 51 3223.2800 ou reservas@capuchinhos.poa.br

Objetivos

– Oferecer elementos para a qualificação na atenção às pessoas idosas nas casas de longa permanência especialmente de Religiosos, Religiosas e Clero.

– Capacitar os participantes para atuar de modo humanizado com o público envelhecente, promovendo uma vivência intergeracional.

– Desenvolver o domínio de conhecimentos sobre as condições da realidade onde a pessoa idosa está inserida (cotidiano, ambiente e rotinas) e análise crítica na apreensão deste contexto; mostrando como diversas áreas podem contribuir para o envelhecimento saudável.

– Promover conhecimentos conceituais, procedimentais referentes às doenças geriátricas e suas implicações na saúde da pessoa idosa, refletindo e compreendendo a importância de cada profissional na avaliação e tratamento multidimensional;

– Relacionar de modo integrado as dimensões do envelhecimento humano, espiritualidade e cuidado, desenvolvendo estratégias de planejamento em vista da ocupação/missão.

Metodologia

A organização metodológica se dará por abordagens temáticas, a partir do entrelaçamento entre envelhecimento humano, espiritualidade e cuidado. A primeira visa aprofundar os fundamentos do envelhecimento humano; a segunda vida aprofundar e qualificar a forma de ocupação do idoso, tendo como conceito-chave a espiritualidade; e a terceira visa aprofundar os elementos essenciais da saúde e do cuidado da pessoa idosa.

Conteúdo

Iª Etapa – Fundamentos histórico-conceituais do envelhecimento humano

Data – 14 a 17 de abril de 2021

5 de agosto: 13h30min até 17h30min

6,7,8, de agosto: 8h até 17h30min

Envelhecimento Humano: contexto, desafios e perspectivas

Trabalho e Ócio: dilemas e formas de ocupação da pessoa idosa

As mudanças psicológicas face ao Envelhecimento Humano

As mudanças físicas face ao Envelhecimento Humano

IIª Etapa – Envelhecimento Humano e espiritualidade

Data – 28 a 31 de julho de 2021

14 de outubro: 13h30min até 17h30min

15,16,17 de maio: 8h até 17h30min

• Envelhecimento Humano e Espiritualidade: contribuições da visão cristã

• Oração e novas formas de vivência na velhice

• Envelhecimento Humano, saúde e fé

IIIª Etapa – Envelhecimento humano, saúde e cuidado

Data – 22 a 25 de setembro de 2021

• Qualidade de vida no Envelhecimento Humano

• A arte de cuidar: o cuidado e o cuidador

• Aspectos práticos no cuidado da pessoa idosa

• Avaliação e Encerramento

Mais informações e inscrições na página da ESTEF: www.estef.edu.br

Além disso, verifique

MOMENTO FORMATIVO PARA TODO REGIONAL