Inicial / Formação / Frederico Westphallen – Encontro de Formação do Núcleo

Frederico Westphallen – Encontro de Formação do Núcleo

No dia 26 de novembro a área dos religiosos de três passos fez seu encontro final do ano  em Coronel Bicaco. Das cinco comunidades QUATRO ESTIVERAM PRESENTES três passos  franciscanos e servas do espirito santo, tenente Portela sagrado Coração de Jesus e Criciumal  Madre Paulina não puderam estar presente.

A Comunidade missionaria   de jesus… De coronel Bicaco, nos acolheu com muita alegria, tornando o encontro agradável e proveitoso. Iniciamos com um momento de oração, partilha e reflexão e avaliação da caminhada feita. Nossa reflexão trouxe  como texto base: Vida Consagrada no século XXI desafios e esperanças do  Ir Jardelino Menegat fsc

Com olhar atento buscamos garimpar no texto o que poderá ser caminho novo para a vida consagrada, para que ela possa ressurgir , reanimar-se, revitalizar-se e transformar-se, quando deixa-se guiar pelo Espirito Santo de Deus.

Refletimos também o apelo que o vaticano segundo faz  a vida religiosa  consagrada  quando diz que é chegado momento da vida religiosa passar para a outra margem. Buscamos refletir o que é esta margem de que nos fala o concilio, para entender e jogar luz na que estamos vivendo e o que necessitamos reordenar.

O texto também faz referência a esta outra margem quando fala da mística como experiência de Deus, da vida fraterna como exercício de compartir o ser, o conviver e fazer juntos e a missão como testemunhos do reino. Vimos também que nossas praticas sociológicas nos ocuparam muito mas que foram importante no todo  da vida das pessoas; talvez agora as questões antropológicas estão merecendo uma atenção, com tudo , não se trata de fazer ou não fazer para os outros mas de ser como presença amorosa de Deus.

Após um bom lanche nos despedimos já com saudades do reencontro.

Além disso, verifique

VI Seminário Nacional de Religiosos Irmãos

Tema: No rio da vida, o Irmão é missão fecundando o reino Lema: “Os braços …