Inicial / Formação / Grupo de Reflexão Bíblica – Circular preparatória ao Mês da Bíblia

Grupo de Reflexão Bíblica – Circular preparatória ao Mês da Bíblia

Na última quarta-feira, 27 de março, na sede da CRB/RS, em Porto Alegre, realizou-se o encontro do Grupo de Reflexão Teológica com a participação de Ir. Élida Debastiani (ICM), Ir. Marlene Ana Terhorst (FPCC) e Pe. Aldino J. Kiesel (OSFS). O objetivo principal do encontro foi a articulação das próximas atividades da equipe, com destaque especial para o Mês da Bíblia e a Jornada Bíblica. Na carta circular abaixo transcrito estão os encaminhamentos sugeridos pelo Grupo às comunidades e aos Núcleos Diocesanos.

 

“Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (cf. 1Jo 4,19)

Estimados/as Coordenadores de Núcleos Diocesanos!

O Grupo Bíblico da CRB/RS – na sua missão de dinamizar o processo de animação da VRC, oportunizando encontros de aprofundamento bíblico – tem a grata satisfação de chegar à Coordenação do Núcleo Diocesano para incentivar os religiosos e religiosas a realizar o estudo do tema proposto para o Mês da Bíblia 2019: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Primeira Carta de João” e o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou”.

Desejamos acolher a Palavra de Deus através da Primeira Carta de João como Boa Notícia a nós dirigida neste momento.

“Deus é Amor e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele”. Essa frase de 1Jo 4,16 nos coloca no centro da fé cristã, que é revelação da imagem de Deus no ser humano e do caminho a percorrer. O Papa Francisco, refletindo sobre o amor como atitude fundamental do coração, diz-nos: “Viver a corrente do amor de Deus, estabelecer nele a morada, é a condição para que nosso amor não perca seu ardor e sua audácia, pela agitação do vai e vem das ruas!” (cf. subsídio do SAB, p. 60).

Foram elaborados diversos subsídios próprios para aprofundar, celebrar e iluminar a vida e missão. Indicamos, entre outros, os subsídios elaborados pela Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, do Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas) e O Amor em Defesa da Vida (CEBI). Encorajamos que cada Núcleo Diocesano tome iniciativas no sentido de ver a melhor forma de estudar e aprofundar a temática. É importante que todas as comunidades do Núcleo se enriqueçam desses materiais e desse momento oportuno, que é o Mês Bíblico. Aproveitemos dessa oportunidade para crescer na intercongregacionalidade, que é uma das atuais Prioridades da  CRB/RS. Incentivamos que leigos (as) também sejam beneficiados(as) com o aprofundamento da temática. A CRB/RS se dispõe a sugerir assessores na área bíblica, sempre que necessário.

Aproveitamos a oportunidade de lembrar que outra oportunidade de aprofundamento bíblico são as duas Jornadas Bíblicas previstas para o corrente ano, nas seguintes datas: 17 de maio de e 27 de setembro.

Colocamo-nos à disposição para continuar a apoiar a VR em sua missão em nosso estado à luz da Palavra de Deus.

Grupo Bíblico da CRB/RS,    

Porto Alegre, 27 de março de 2019.

Ir. Élida Debastiani, ICM         Ir. Marlene Ana Terhorst, Franciscana PCC            Pe. Aldino J. Kiesel, OSFS

   (Coordenadora)                                     (Secretária)                                             (Vice coordenador)

 

 

Além disso, verifique

Leitura Orante da Palavra

No percurso deste ano, em que celebramos o Ano Jubilar da CRB Nacional, chegamos a …