Inicial / Formação / Grupo de Reflexão Bíblica – Circular preparatória ao Mês da Bíblia

Grupo de Reflexão Bíblica – Circular preparatória ao Mês da Bíblia

Na última quarta-feira, 27 de março, na sede da CRB/RS, em Porto Alegre, realizou-se o encontro do Grupo de Reflexão Teológica com a participação de Ir. Élida Debastiani (ICM), Ir. Marlene Ana Terhorst (FPCC) e Pe. Aldino J. Kiesel (OSFS). O objetivo principal do encontro foi a articulação das próximas atividades da equipe, com destaque especial para o Mês da Bíblia e a Jornada Bíblica. Na carta circular abaixo transcrito estão os encaminhamentos sugeridos pelo Grupo às comunidades e aos Núcleos Diocesanos.

 

“Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (cf. 1Jo 4,19)

Estimados/as Coordenadores de Núcleos Diocesanos!

O Grupo Bíblico da CRB/RS – na sua missão de dinamizar o processo de animação da VRC, oportunizando encontros de aprofundamento bíblico – tem a grata satisfação de chegar à Coordenação do Núcleo Diocesano para incentivar os religiosos e religiosas a realizar o estudo do tema proposto para o Mês da Bíblia 2019: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Primeira Carta de João” e o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou”.

Desejamos acolher a Palavra de Deus através da Primeira Carta de João como Boa Notícia a nós dirigida neste momento.

“Deus é Amor e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele”. Essa frase de 1Jo 4,16 nos coloca no centro da fé cristã, que é revelação da imagem de Deus no ser humano e do caminho a percorrer. O Papa Francisco, refletindo sobre o amor como atitude fundamental do coração, diz-nos: “Viver a corrente do amor de Deus, estabelecer nele a morada, é a condição para que nosso amor não perca seu ardor e sua audácia, pela agitação do vai e vem das ruas!” (cf. subsídio do SAB, p. 60).

Foram elaborados diversos subsídios próprios para aprofundar, celebrar e iluminar a vida e missão. Indicamos, entre outros, os subsídios elaborados pela Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, do Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas) e O Amor em Defesa da Vida (CEBI). Encorajamos que cada Núcleo Diocesano tome iniciativas no sentido de ver a melhor forma de estudar e aprofundar a temática. É importante que todas as comunidades do Núcleo se enriqueçam desses materiais e desse momento oportuno, que é o Mês Bíblico. Aproveitemos dessa oportunidade para crescer na intercongregacionalidade, que é uma das atuais Prioridades da  CRB/RS. Incentivamos que leigos (as) também sejam beneficiados(as) com o aprofundamento da temática. A CRB/RS se dispõe a sugerir assessores na área bíblica, sempre que necessário.

Aproveitamos a oportunidade de lembrar que outra oportunidade de aprofundamento bíblico são as duas Jornadas Bíblicas previstas para o corrente ano, nas seguintes datas: 17 de maio de e 27 de setembro.

Colocamo-nos à disposição para continuar a apoiar a VR em sua missão em nosso estado à luz da Palavra de Deus.

Grupo Bíblico da CRB/RS,    

Porto Alegre, 27 de março de 2019.

Ir. Élida Debastiani, ICM         Ir. Marlene Ana Terhorst, Franciscana PCC            Pe. Aldino J. Kiesel, OSFS

   (Coordenadora)                                     (Secretária)                                             (Vice coordenador)

 

 

Além disso, verifique

Novinter – Porto Alegre

Nos dias 7 e 8 de junho de 2021, aconteceu o encontro do Novinter em …