Inicial / Coordenações Provinciais / Irmãs ICM: Eleita nova Provincial e Conselho da Província Maria Mãe de Deus

Irmãs ICM: Eleita nova Provincial e Conselho da Província Maria Mãe de Deus

Pelos próximos três anos, a Irmã Teolide Tereza Secretti será a Coordenadora da Província Maria Mãe de Deus, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A religiosa assume a missão após ser eleita na manhã da sexta-feira, 27/11, durante o III Capítulo Provincial, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo/RS.

Confirmada a maioria dos votos, a Diretora Geral da Congregação e presidente do Capítulo Provincial, Irmã Maria Freire da Silva, questionou a Irmã Teolide se aceitava a missão.

“Vocês me fizeram tremer” disse a Irmã Teolide e completou: “No primeiro dia do Capítulo, me senti que nem Jesus no Jardim das Oliveiras. Ele disse ‘se for da Tua Vontade, ó Pai, afasta de mim esse cálice. Mas não se faça a minha, mas a Tua Vontade”, e Bárbara Maix, no nosso Carisma diz: ‘mais do que tudo, a Vontade de Deus’. Nessa hora a gente entende o que é a Vontade de Deus. Por isso eu digo sim”.

Com a mão sobre a Bíblia Sagrada, a nova Provincial rezou a fórmula que contém o juramento da coordenadora eleita. A profissião foi acolhido e confirmado pela Irmã Maria Freire da Silva.

Irmã Teolide é natural de Lajeado, Rio Grande do Sul. Tem 68 anos de idade e 33 de Vida Religiosa Consagrada. Ingressou na Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em 1981, em Rio Pardo/RS. Professou os votos religiosos em 17 de janeiro de 1987, em Gravataí/RS, e os votos perpétuos em 03 de janeiro de 1993, em Taquari.

É formada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Administração Hospitalar e possui extensão em Formação Humana e Desenvolvimento Pessoal. Já passou pelas comunidades de Taquari, Porto Alegre, Gravataí, Lajeado e Santa Maria. Entre 1997 a 2002, foi diretora do Hospital de Caridade, de Taquari. Em 27 de novembro de 2002, foi eleita Conselheira do setor economia da Província de Porto Alegre (extinta). Também trabalhou no Hospital Dom João Becker, de Gravataí/RS. Até sua eleição, estava na comunidade Espírito Santo, em Santa Maria, onde colabora nos serviços fraternos e na CRB, núcleo da Arquidiocese de Santa Maria.

Irmã Teolide será a segunda provincial da história da Província Mãe de Deus.  Substitui a Irmã Amelia Thiele que coordenou a Província nos triênios 2015-2017 e 2018-2020.

CONSELHO PROVINCIAL ELEITO

Ainda durante a sexta-feira, também foi feita a eleição das novas integrantes do Conselho Provincial, que assim ficou constituído:

Irmã Teolide Secretti
Coordenadora Provincial

Irmã Maria Dalcero
Vice-Provincial e Ecônoma

Ir. Anisia Thiele
Reeleita Secretária Provincial

Irmã Luciane Piovesan
Conselheira da Formação

Irmã Neide Mior
Conselheira da Animação Vocacional

Irmã Rita Loici Schneider
Conselheira da Animação Missionária

Irmã Marciana Schlosser
Conselheira do Setor Saúde

Que o Espírito Santo as ilumine na animação da vida e missão das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Além disso, verifique

VI Seminário Nacional de Religiosos Irmãos

Tema: No rio da vida, o Irmão é missão fecundando o reino Lema: “Os braços …