Inicial / Coordenações Provinciais / Mensagem da nova Coordenação da CRB/RS

Mensagem da nova Coordenação da CRB/RS

Saúdo o  representante da CRB Nacional, Ir Olavo Dalvid

Presidente da Assembleia: Pe  Itacir Brassiani;

Coordenadora da CRB, seção RS : Ir  Aldinha Inês Welzbach, ICM

Estimados consagrados e consagradas do Rio Grande do Sul

Os tempos são novos! Os horizontes são outros! Os desafios nos amanhecem e pedem fé e a coragem que o Bom Deus nos dá em cada aurora que nasce.

Pela passagem da 2ª semana da Vida Religiosa Consagrada,(sg a Ir Samanta já lembrou) o papa Francisco nos urge a “inculturar a fé e evangelizar a cultura, valorizando o que o Espírito Santo semeou nos povos, que também são um dom para nós” e  exortou-nos a pedir a graça da alegria nas suas múltiplas formas: paz, gozo, senso se humor. É tão triste ver homens e mulheres consagrados que levam tudo a sério.

Somos chamados a testemunhar a pluriforme harmonia. Lembra ainda para não ficarmos grudadas na “sobrevivência”, porque somos poucos ou porque os anos avançam e os jovens seguem outros caminhos.

Vivemos numa era da catástrofes, de vírus, terremotos, enchentes, clima atropelado, fome, desemprego, violência, guerras, falta de sentido para viver!

Relendo a História, constatamos que em tempos de noite escura, Deus não abandonou seu povo: governos filantrópicos apareceram; homens e mulheres sinalizados com a graça de Deus iniciaram as nossas Congregações e deram respostas inusitadas.

Olhemos a Igreja do Brasil, da América Latina e Caribe que foi presenteada pelo Papa Francisco para implantar as determinações do Concílio Vaticano II, servindo-se do Documento de Aparecida – como uma nova forma: a sinodalidade, a escuta, o encontro.

A CNBB desencadeou a Catequese para que seja Litúrgica e Bíblica, desencadeou o Estudo Bíblico, e contemplou a Educação pela Campanha da Fraternidade. Há um chamado nacional via evangelização digital para a retomada da vivência e da Fé nestes tempos turbulentos. A formação em todas as frentes da Ciência, Política e Religião estão na ordem do dia na forma digital.

A Igreja está convocando seus filhos para acultura do encontro. A Igreja está convocando para o crescimento na fé, para engajamentos pluriformes, sem olhar raça, religião ou cor. Portanto, vivemos um tempo de grande Kairós, um grande “coan”, como diz o grego…tempo de novas gestações com  mistérios insondáveis. Um tempo com um campo, onde se escondem pérolas e precisamos vender tudo para comprar esse campo! Caminhemos como consagrados/as, como congregações, como povo, ao lado de Jesus, ao lado de Maria para que o dragão não dos devore! Novos movimentos, Institutos, Congregações, novas células ou lóbulos vão surgir. Nossa era exige isso, somada à vigilância…estamos pisando e vivendo terras e tempos sagrados, complexos e globais!

As prioridades da CRB estão em vigor: 1ª. Integrar a mística e a profecia; 2ª. Relações humanizadoras e solidárias; 3ª: Missão com opção preferencial pelos pobres ; 4ª: Intercongregacionalidade.

Parabenizo a gestão maravilhosa da Ir Aldinha e sua equipe. Agradeço a nova equipe que se dispôs a caminhar pela CRB/RS. Agradeço, em nome da nova e antiga equipe, a esperança de todos os conectados, em nós depositada. Não prometemos milagres, mas prometemos vigilância e trabalho, unidos à Fé, à Prece e à Ciência.

Na avaliação feita pela equipe cessante, há um apelo às provinciais e seus conselhos para que participem e façam participar suas comunidades das programações da CRB, então faço esse apelo também em nome da nova equipe. Temas propostos: Profecia, Vocações, Abusos e seus desdobramentos, Sinodalidade, Envelhecimento, Meios Tecnológicos, Documentos eclesiais, clamor por acompanhamento. Ninguém quer ficar de fora, ou excluído.

Santa Júlia diria: “ Permaneçamos firmes, por pior que seja o tempo, por mais forte que seja o vento que sopra. O bom Deus nos dá a graça de tirarmos proveito de qualquer situação, se não perdermos tempo em olhar de que lado vem as rajadas do vento. (C.9,1795)

Meu abraço e prece a todos, todas!

IMLourdes Urban

Irmã de Notre Dame

 

Além disso, verifique

Seminário Formativo com o Dr. William Cesar Castilho

Seminário Formativo com o Dr. William Cesar Castilho. Se ainda não conseguiu fazer a sua …