Inicial / Cursos / Novinter – Porto Alegre

Novinter – Porto Alegre

Nos dias 7 e 8 de junho de 2021, aconteceu o encontro do Novinter em Porto Alegre/RS, sobre o tema: Eclesiologia, assessorado por Frei Vanildo Luiz Zugno, OFMCap. Contou com a participação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, os Irmãos das Escolas Cristãs (La Salle) e as Irmãs Missionárias de Cristo Ressuscitado.

O que é Igreja? Falar da Igreja é falar de Eclesiologia. Segundo a Lumen Gentium nº 2-5, a Igreja nasce da Trindade, Igreja que nasce do Pai, antes da criação, nasce do Filho pela ação redentora de Deus e do Espírito Santo que olhando para o presente nos permite olhar para o futuro. E nós, como Igreja humana e divina, somos convidados e convidados a sermos sinais e instrumentos do Reino, sendo Igreja – Una, Santa, Católica, Apostólica; vivendo nesta unicidade de um só Deus, uma só humanidade, um só mundo e uma só salvação.

Estamos vivendo um momento eclesiológico muito importante de sinodalidade para a Igreja, e fomos provocados e provocadas, a partir do documento Querida Amazônia, faz olhar a realidade do mundo e a perceber que Tudo está interligado, pois a Terra é um corpo vivo, se uma parte fica doente, toda ela fica doente e tudo vai se desiquilibrando, gerando crises ecológica, cultural e eclesial.

A VRC, na dinâmica da sinodalidade, é convidada a passar de uma Obediência vertical a uma obediência sinodal. Viver a Pobreza no esvaziamento de um estilo de vida consumista, usando o que é necessário para uma vida simples e sóbria. Assumindo a Castidade, na liberdade de coração, na caridade para com Deus, para com todos os humanos e para com as criaturas (PC 12).

Que a Trindade Santa nos ajude a sermos uma Igreja em saída e de portas abertas para todos os irmãos e irmãs.

Além disso, verifique

Sugestão de celebração pelo dia Mundial de combate ao Tráfico de pessoas

Seguem dois subsídios para usar em suas comunidades e divulgar aos seus contatos. Juntos fortalecendo …