Inicial / Cursos / PARTILHA DE CARISMAS – ENCONTRO FORMATIVO

PARTILHA DE CARISMAS – ENCONTRO FORMATIVO

É com imensa alegria que nos dirigimos a vocês para convidá-los a participar do Encontro Formativo, demandado pelo 9° Seminário de Partilha de Carismas, ocorrido em maio de 2018, no CECREI-SL. Naquela ocasião percebeu-se a necessidade de aprofundar alguns temas relacionados com os Carismas e com o movimento laical de nossas Congregações. Uma das estratégias foi de oferecer formação, de forma especial aos segmentos que constituem a CRB-RS.  Esta proposta foi anunciada aos referidos núcleos e grupos, por ocasião do Encontro do dia 15 de março/2019, realizado na Editora Paulos.

  • TEMA: Legado do 9° Seminário de Partilha de Carismas | “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino”
  • ILUMINAÇÃO: Sal da Terra e Luz do Mundo. (Mt 5,13 – 14)
  • LOCAL: Vicariato de Canoas – Paróquia São Luís Gonzaga – Rua Cônego José Leão Hartman, 82 – Centro, Canoas – RS, 92310-400 (em frente à Estação Canoas do Trensurb/metrô).
  • Dia: 5 de outubro de 2019
  • Horários: 8h30min (início) até 12h; 13h30min às 16h30min (término)
  • Grupo responsável pelo evento: Grupo de Partilha de Carismas da CRB-RS.

OBJETIVO

Ampliar e aprofundar o conhecimento dos Coordenadores de Núcleos e Representantes de Grupos da CRBRS sobre o Legado do 9° Seminário de Partilha de Carismas, comprometendo-os na assimilação e multiplicação dos principais encaminhamentos oriundos do referido Seminário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Trabalhar “as esperanças” definidas no 9° Seminário de Partilha de Carismas;
  • Oportunizar um espaço de conhecimento em relação aos objetivos da Equipe de Partilha de Carismas;
  • Fortalecer, junto aos participantes do Encontro, o valor do Movimento Laical no Estado do RS e no Brasil;
  • Aproximar a Equipe de Partilha de Carismas com os demais segmentos da CRB-RS;

JUSTIFICATIVA

Levando em consideração que um evento, como é o caso de um Seminário, assim como nos Congressos, o estudo e o debate sobre a realidade e sobre o tema e subtemas devem criar um impacto que justifique sua realização.

Não se poderia encerrar as reflexões nos limites do próprio Seminário, pois seria limitar o legado a uma condição restrita a quem participa e, por consequência, desmerecendo o grande público que poderia ser contemplado com este conteúdo.

A CRB-RS ao instituir um grupo responsável em promover a partilha dos Carismas, o fez, vislumbrando que as ações geradas pelo grupo ressoassem nos demais segmentos de sua responsabilidade.

Outro elemento importante a ser considerado é que o tema do Seminário pede que haja um impacto nas Congregações Religiosas, nas comunidades eclesiais e em outros segmentos da sociedade.

Por isso, entende-se, que é muito importante, levar o Legado do Seminário às Congregações e, também, às demais frentes de atuação da CRB-RS, como é o caso dos Coordenadores de Núcleos e os representantes de Grupos.

  • INSCRIÇÕES: Até o dia 15 de setembro/2019, na secretaria da CRB-RS, pelo e-mail: assessoriacrbrs@gmail.com , enviando a ficha de inscrição preenchida disponível neste link.
  • Podem participar até dois representantes por núcleo e/ou por grupo (Religioso/a e/ou Leigo/a).
  • Em anexo segue uma síntese do doc. 105 da CNBB;
  • Aos participantes solicitamos que tragam a Carta Pós-Seminário de Partilha de Carismas, entregue no Encontro do dia 15 de março, na Editora Paulos (estamos enviando, em anexo, a referida carta).
  • Não haverá cobrança de taxas, por isso solicitamos que cada segmento (Núcleo e Grupo) tragam um prato que pode ser de: salgados, bolo, sanduiche, bolachas, etc, para os lanches(manhã e tarde).
  • O Almoço será por conta de cada um, junto aos restaurantes próximos à Paróquia São Luís Gonzaga de Canoas.

Contamos com a insubstituível presença de todos/as neste evento formativo, pois o tema é muito significativo para as nossas Congregações que já, de algum tempo, partilham seus Carismas com muitos Leigos e Leigas. Sua presença faz a diferença e enriquece nossa caminhada! Que Deus continue iluminando nossas iniciativas!

Irmã Aldinha Inês Welzbacher                                                                   Irmã Lurdes Luke

Coordenadora da CRB-RS                                                                            Coordenadora do grupo

                                                                                                                      Partilha de Carismas

Além disso, verifique

Seminário Formativo com o Dr. William Cesar Castilho

Seminário Formativo com o Dr. William Cesar Castilho. Se ainda não conseguiu fazer a sua …