Inicial / Destaques / “Um Grito pela Vida” – Reunião de Articulação

“Um Grito pela Vida” – Reunião de Articulação

Aos 11 dias do mês de março reuniram-se, via plataforma digital, as integrantes do Núcleo da Rede Um Grito Pela Vida Porto Alegre, às 15h. Participaram da reunião: Ir. Angélica de Oliveira – ICM, Ir. Claudete Rissini – IMSC, Ir. Glenda Sábio – IFPCC, Ir. Elisete Rogéria Paulus – ISC…Ir. Angela Maria Ribas – ISJ, Ir. Teresa Fátima Santos IB

  • Novas integrantes no núcleo: Acolheu-se com alegria as novas integrantes Ir. Ângela e Ir. Teresa. Inicialmente cada uma apresentou-se colocando cada uma sua área de atuação na missão e as expectativas.

Ir. Angélica como coordenadora contextualizou sobre a atuação da Rede e introduziu com uma oração trazendo as realidades de quem nós somos, como pessoas e religiosas, nossas missões que se vinculam a na luta pela vida, e com os apelos da Quaresma  através da Oração da CFE2021.

Pauta:

  • Irmã Bernardete pediu Representação no CEVESCA – Ir. Glenda irá representar a Rede.
  • Convite: A rede nacional estará oferecendo formação para novas integrantes no dia 17/04, das 16h às 18h. Reservar a data para quem tiver interesse, será enviada maiores informações.
  • Solicitação de dados RUGPV Nacional: Foi solicitado os dados e caracterizações do atendimentos feitos pela RUGPV. Irmã Bernadete esclarece que o objetivo do Núcleo é de mobilizações de prevenção, formação e conscientização. Portanto, não há relato de atendimentos. Somente no caso da Ação na Rodoviária, em 2016,  junto a secretaria de segurança pública. Também relatou o caso de uma senhora em Uruguaiana o qual foi contatado com a Rede, foi orientado para que fosse procurada a defensoria pública da cidade.
  • Retomou-se a necessidade de buscar as parcerias que respondem pelo Tráfico de Pessoas no RS para que saibamos como e para onde encaminhar. Assim como, pensar estratégias de formação. Buscar contato com Dr. Silvia (Curitiba)
  • Ir. Bernadete colocou um pouco da dinâmica de atuação da Rede no Estado.
  • Ir. Angélica compartilhou como foi a Celebração Santa Bakhita do dia 8/02 e dia de Oração contra o tráfico de pessoas, celebrada na Igreja do Rosário, por D. Adilson que entregou um documento organizado pela CNBB motivando para estudo e reflexão.
  • Proposta para celebrar o dia 30 de março, 15 anos da Rede Um Grito Pela Vida: organizar uma poesia através de um documento compartilhado, gravar vídeo para compartilhar nas redes sociais.
  • Próxima reunião dia 13/05 convidar Dom Adilson (Ver disponibilidade da agenda para a próxima reunião – Ir. Bernadete)

Avaliação: Partilha produtiva; positiva a partilha dos materiais e objetividade; memória e retomada histórica da Rede foi importante; encaminhamentos claros para o ano são como impulso para a caminhada. Ir. Angélica motivou a oração final, colocando os projetos para o ano, as realidades de missão de cada uma  e a vida de cada uma sob os cuidados de

Maria, Nossa Senhora e Mãe. Nada mais havendo a constar lavro esta ata. Irmã Glenda Sábio Garcia, onze de março de 2021.

Além disso, verifique

Encontro da Equipe de Reflexão Bíblica

Aos trinta dias do mês de junho de dois mil e vinte e um, aconteceu …