Inicial / Histórico

Histórico

No século 19, pelo ano 1822, o RS tinha 90 mil habitantes e 30 mil eram escravos, a maioria eram católicos, mas de um cristianismo caseiro, resultante de açorianos, tropeiros de Sorocaba, bandeirantes de São Paulo, militares e resquícios de indígenas remanescentes das reduções jesuíticas. Nesta época começaram a chegar Religiosas e Religiosos ao Rio Grande do Sul. A maioria das Congregações vieram da Europa.

Devido a situação criada pela Revolução Francesa na Europa o povo migrou para América. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina receberam grande número de migrantes e a VRC veio para os dois estados para acompanhar estas famílias.

Assim, no século XX instalaram-se no RS 04 sedes Gerais; 09 sedes de representantes Gerais; 27 Províncias femininas; 26 representantes de Províncias femininas; 11 Províncias masculinas; 10 representantes de Prov. Masculinas. A consequência natural desse processo,

A maioria das Congregações vieram para suprir as deficiências em dois campos: da educação e da saúde. A partir do Vaticano II os religiosos e religiosas começaram a assumir outros dois campos: a inserção nos meios populares e o serviço pastoral. Os religiosos clericais se dedicaram mais a pastoral paroquial. Os religiosos/as que vieram ao RS se colocaram a serviço do Reino, serviram o povo com muita dedicação. O seu testemunho despertou muitas vocações. E assim, em 2017, a pesquisa respondida por 67 Congregações, da regional do RS, afirma que as congregações enviaram e enviam seus membros para todos os estados do Brasil e temos mais de mil Religiosos em outros países. Por isso, segue o nº de Religiosos e religiosas das Congregações que tem sua sede na Regional/RS que são missionários em outros estados do Brasil ou em outros países:

  1. Religiosos Irmãos consagrados e Religiosos sacerdotes, que são missionários fora do RS: 485. Estão em missão nos diversos estados do Brasil e em outros 33 países.
  2. Irmãs Religiosas missionárias fora do RS: 705. Estão nos diversos Estados do Brasil e em outros 74 países.

Nossa Prece é que o Senhor continue cativando muitos/as para seu seguimento em vista do Reino de Deus.