Inicial / Notícias / Núcleo de Porto Alegre – Encontro de Formação e Assembleia

Núcleo de Porto Alegre – Encontro de Formação e Assembleia

II Encontro – Assembleia dos/as Religiosos/as do núcleo e subnúcleos de Porto Alegre

Dia 06 de outubro de 2019, às 14 horas

Nas dependências do Colégio Mãe Admirável

Número de participantes = 89 (assinaram a presença)

 

Iniciamos a Assembleia às 13h30min com a recepção.

14 horas – Mística inicial: coordenada pelo Irmão Antônio Anderson Rabelo Costa, SJ.  Ele motivou para uma dança circular, que foi acatada por todos os participantes, fazendo deste momento uma oportunidade de soltar, descontrair e conviver de modo lúdico e participativo, motivando para uma tarde produtiva e animada.

14h15min – Irmã Helena Marmitt, FDC: dirigiu uma palavra de acolhida dizendo que se preocupou em deixar o ambiente bem acolhedor, arrumou as cadeiras bem bonitinho, o Irmão chegou e deu no que deu, desarrumou tudo para a dança circular. E completou: essa é a VRC dinâmica, um dinamismo que somos convidados a ser e viver. Agradeceu a presença e participação de todos e passou a palavra para o Frei José.

14h30min – Frei José Bernardi, OFMcap introduziu o momento de painel sobre o tema: Novos rostos dos empobrecidos e desafios para a VRC. Chamou os convidados para compor a mesa e abordar, durante dez o enfoque correspondente à sua missão, partilhando os projetos das respectivas congregações, a saber:

  • Irmã Lúcia Boniatti, MSCS – Migrantes e Refugiados, a missão da Congregação, no mundo;
  • Luiz Carlos Bernardi, Fonte Colombo – trabalho na Fonte Colombo com aidéticos;
  • Irmã Maria Bernardete Macarini, ICM – da Rede Um Grito Pela Vida, (A Rede um Grito pela Vida é uma Rede Intercongregacional e Inter Institucional de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Faz parte da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, integra a Rede Internacional TALITHA KUM);
  • Antonio Izael Rodrigues Santos, OFM – abordando a temática da criança e do adolescente.

Após a colocação de cada convidado houve um momento de ressonâncias e perguntas. Percebeu-se a necessidade de trabalhar em rede, de forma intercongregacional, para apoiar as iniciativas existentes. A partilha foi ótima, positivo essa socialização, conhecer as diversas realidades de atuação da VRC; o desafio é nos ajudar mais como VRC Intercongregacional, a união das Congregações, o somar forças para o bem de tantos necessitados. É importante ter outros momentos de partilha como estes. Irmã Lúcia, carlista, ainda lembrou que a Congregação assumiu uma missão junto ao Hospital Santana, em Porto Alegre, que atende exclusivamente jovens de 12 a 18 anos. Um trabalho muito desafiador, mas necessário e bonito onde se atende jovens de todas as classes sociais. Irmã Gema Tonial, ICM, trouxe o elemento filantropia. Disse que, diante de tanto bem realizado pela VRC, o desafio é se unir para defender a filantropia. Segundo ela: “Precisamos nos manifestar como CRB e dizer para o governo que estamos unidos”. Assim foi decidido e no final do encontro fez-se um vídeo que foi colocado nas redes sociais, como manifestação da VRC de Porto Alegre, “contra o fim da filantropia”.

Para finalizar este momento rico de partilha, foi feito o agradecimento aos painelistas e entregue um mimo para cada um.

15h45min – Irmã Dalia Löff, ICM, dando continuidade, apresentou o relatório das atividades do núcleo 2018-2019, de forma dinâmica e participativa. Dando ênfase às participações da coordenação ou representantes, encontros realizados, locais, temas e número de participantes. Houve momento de comunicações a realizar-se ainda em 2019 e projeção para 2020, a saber:

– 1º Congresso Missionário Arquidiocesano, tema: Como ser Igreja Missionária? A realizar-se no dia 19 de outubro, no Instituto de Educação São Francisco – Zona Norte, Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 – Rubem Berta – Porto Alegre/RS, com uma ampla programação: palestras, dinâmicas, caminhada missionária e Celebração Eucarística.

– Visita da Cruz Missionária ao Núcleo e Subnúcleos de Porto Alegre. Irmã Regina Fuhr apresentou os subnúcleos com a respectiva data da acolhida, com a missão de cada um se organizar para receber e fazer chegar aos espaços, a cruz e a bandeira, conforme segue:

  • 07 a 14/10 – Azenha
  • 14 a 21/10 – Partenon (com o compromisso de levar para o 1º Congresso no dia 19);
  • 21 a 28/10 – Ipanema;
  • 28/10 a 11/11 – Centro (com o compromisso de levar para a celebração do dia 30);
  • 11 a 18/11 – Ipiranga/Rubem Berta;
  • 18 a 25/11 – Auxiliadora;
  • 25/11 a 02/12 – Navegantes
  • 02 de dezembro o subnúcleo Navegantes leva para a sede da CRB/RS.

– Celebração do Encerramento do Mês Missionário a realizar-se no dia 30 de outubro, as 16 horas na Paróquia Santa Teresinha, Bairro Bom Fim, todos/as convidados.

Irmã Dalia finalizou a apresentação do relatório, colocando o desafio de organizar a coordenação do núcleo com uma representação de cada subnúcleo. Se soube que esta era a forma original de organização no núcleo de Porto Alegre. Esse desafio foi superado, em seguida, quando houve a apresentação da nova equipe de coordenação, que foi solicitada a se apresentar e acolher ou não a missão:

Coordenação do Núcleo para 2020 e 2021:

  1. Irmã Fabiana Lopes, da Congregação Irmãs Escolares de N. Sra, do subnúcleo Auxiliadora/Petrópolis;
  2. Frei José Bernardi, capuchinho, do subnúcleo Floresta;
  3. Irmã Valmi Ágata Wogt, Teresiana, do subnúcleo Ipanema/Restinga – fone: 99933.1524;
  4. Irmã Michele da Silva, ICM – subnúcleo Centro – Fone: (54) 99936.1287
  5. Irmã Jusara Maria Welter Knob, Filha do Amor Divino – subnúcleo Centro – Fone: 98052.2610
  6. Irmã Ana Maria Zanon, mscs – Carlista – subnúcleo Azenha – fone: 98585.6454
  7. Irmã Zélia Benvegnú, ICM – subnúcleo Ipiranga/Rubem Berta/IAPI
  8. Antônio (verá alguém do sub-núcleo), subnúcleo Partenon – passará o nome de um representante.

A nova equipe aceitou a missão e por isso foi acolhida com uma forte salva de palmas, e cada um recebeu um mimo de acolhimento. Irmã Aldinha Welzbacher, coordenadora Regional da CRB/RS motivou para a continuidade desta missão tão necessária e, invocando a bênção de Deus para o novo grupo, toda assembleia cantou, estendendo as mãos sobre o grupo: Deus te abençoe, Deus te proteja, Deus te dê a paz…

Às 16h30, Irmã Aldinha convidou a coordenação que dinamizou o núcleo nos últimos dois anos para se apresentar, agradeceu o trabalho realizado e foi-lhes entregue um mimo de gratidão e reconhecimento.

Em seguida convidou a assembleia para fazer uma foto do grupo e gravar o vídeo em defesa da Filantropia.

Às 16h45min foram concluídos os trabalhos e teve lugar um momento de confraternização.

Secretaria – Irmã Dalia Löff, ICM

Além disso, verifique

VI Seminário Nacional de Religiosos Irmãos

Tema: No rio da vida, o Irmão é missão fecundando o reino Lema: “Os braços …