Inicial / JPIC / Retiro das CEBs e Pastorais Sociais do RS

Retiro das CEBs e Pastorais Sociais do RS

Nos dias 15 a 17 de fevereiro de 2019, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida em Caxias do Sul, realizou-se o Retiro das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs e das Pastorais Sociais do RS. Participaram do Retiro mais de 90 pessoas representantes da maioria das Dioceses do RS, dentre eles muitos/as religiosos/as. Na abertura estiveram presentes os Bispos de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, o Bispo Auxiliar de Porto Alegre Dom Adilson Busin e a Secretária Executiva da CNBB/Sul III Sandra Zambon. Na oportunidade, foi desenvolvida a seguinte programação: dia 15 à tarde acolhida e jantar. Às 19h início dos trabalhos com um estudo sobre Comunicação administrado pelo Pe. Pedrinho Guareschi e por Lúcio Uberdan, que discorreram sobre a Sociedade líquida, a pós-verdade, as redes sociais e fake news. O dia 16 foi dedicado para o estudo bíblico com a qualificada assessoria de Sandro Gallazzi.

No domingo pela manhã, dia 17, aconteceu a Ampliada Estadual de CEBs que se dedica à preparação do 15º Encontro Estadual a ser realizado em maio de 2020, na Diocese do Rio Grande – RS. Também foi encaminhado assuntos relativos ao Encontro de CEBs dos quatro Estados do Sul: RS, SC, PR e SP – o Sulão de CEBs que acontecerá em Canoas, RS no próximo no mês de novembro.

Destaque para a canção “Ninguém Solta a Mão de Ninguém” com letra, música e interpretação de Diego Noda, de Rio Grande e para a arte gráfica de Everton, da Diocese de Bagé, que elaborou e foram aprovados os cartazes para o Sulão de CEBs e para o 15º Encontro Estadual de CEBs.

Encerramos o encontro/retiro ao meio dia com o almoço. As refeições foram preparadas com muito carinho por pessoas voluntárias das Comunidades da cidade de Caxias do Sul.

(Frei João Osmar P/ JPIC/RS)

Além disso, verifique

ASSEMBLEIA ELETIVA DO NÚCLEO DE VACARIA

Aos quinze dias do mês de julho de dois mil e vinte um, aconteceu a …