Inicial / Destaques / Assembleia Eletiva do Núcleo de Santo Ângelo/RS.

Assembleia Eletiva do Núcleo de Santo Ângelo/RS.

Dia 13 de março de 2021, o Núcleo de Santo Ângelo fez sua Assembleia Eletiva, foi online. Ir. Jacinta Maria Rohte, (FDC), coordenadora do Núcleo, fez abertura da Assembleia, dando boas vindas a todos os consagrados/os que fazem parte desse Núcleo, em seguida convidou a Irmã Anair Tereza Segala ( FSJ) para dinamizar a oração. Após apresentou a Irmã Aldinha Inês Welzbacher, coordenadora da CRB/RS. Em nome da coordenação da CRB/RS. Ir. Aldinha acolheu a cada uma/um das religiosas e religiosos presentes na assembleia eletiva. Disse: “Não podemos nos abraçar, olhar nos olhos, sentir o calor humano de vocês, mas o importante é nos acolher no coração”. Foi muito importante a participação de 13 Comunidades, num total de mais ou menos 70 religiosas/os.

O Tema que a Irmã Aldinha abordou foi ESPERANÇAR. Foi um conteúdo profundo e desafiador. O que muito nos impactou foi a serenidade com que a Irmã Aldinha desenvolveu, orientando-nos, não só a termos esperança mas, a esperançar, colocando-nos a serviço do amor, em vista da humanização, dando rosto de esperança à Vida Religiosa Consagrada.

Iniciou com a frase: “Eu sei em quem pus a minha esperança” (2Tim,1-12), nos disse: Em quem acreditamos? Em quem colocamos a nossa esperança? Nossa confiança? Em nós mesmos, no poder, no dinheiro… ou no Projeto de Jesus Cristo, no Projeto da VRC, de cada uma/um na sua realidade de missão. Essa certeza nos faz esperançar na vida, mesmo em tempos difíceis que estamos vivendo de pandemia. Sim, a realidade mundial é perversamente sofrida, dolorosa. A Vida Religiosa Consagrada precisa ser uma escola, uma oficina de humanização, disse Ir. Tatiana Vieira, tesoureira do Núcleo.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Tempo para plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz – (Ecle 3,1-14). Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada?  Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, pela virtude daquele que nos amou. (Rm 8,35-39): Aprofundamos esses dois textos, com uma partilha enriquecedora, trazendo para a realidade da VRC, da Igreja e do momento difícil em nível mundial, e de forma assustadora em nosso Brasil, em todos os sentidos.

Irmã Aldinha foi muito feliz ao encerrar sua reflexão, citando o grande pedagogo Paulo Freire. Esperançar… “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. Esperançar é se levantar, buscar, ir atrás, é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante,  é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”. O Papa Francisco, nos dá dimensão certa de esperançar: “Vive, ama, sonha, crê. E, com a graça de Deus, nunca te desesperes”. Também na sua iluminadora comunicação, apontou-nos o exemplo de Maria, mãe solícita, que sempre atenta e aberta aos apelos de Deus – do Presépio à Cruz, não esperava, mas esperançava, agia com humildade e simplicidade, louvando a Deus pelas maravilhas operadas em sua vida.

Com visão otimista a Irmã encerrou sua bela assessoria com a canção de Zé Vicente: Eu quero ver… acontecer…. um sonho bom… Então, vamos sonhar e ESPERANÇAR! Obrigado, Irmã Aldinha, quem diz de coração é o Núcleo das Religiosas e Religiosos da Diocese de Santo Ângelo.

A coordenadora, Ir. Aldinha nos convidou acompanhar e participar da programação da CBR/RS, pedindo orações para a Assembleia Eletiva da CRB/RS, nos dias 20 a 22 de agosto de 2021. Parabenizou o trabalho do Núcleo de Santo Ângelo, felicitou-nos pela organização, participação online dos eventos da CRB/RS e, com muita razão agradeceu à Irmã Jacinta Maria Rohte, pela ótima condução do Núcleo de Santo Ângelo e de suas colaboradoras. Fez uma linda preparação para essa assembleia, ligando para cada Comunidade a participar desse momento bonito e edificante da VRC de Santo Ângelo/RS. As Comunidades foram unânimes em delegar a mesma equipe para continuar na coordenação do Núcleo:  Irmã Jacinta Maria Rohte, (FDC),coordenadora; Irmã Anair Tereza Segala ( FSJ), vice; Irmã Tatiana Vieira (ASF),tesoureira; Irmão Bruno Klein (FMS), secretário, aceitaram a coordenar por mais dois anos a VRC do Núcleo de Santo Ângelo.  Ir. Aldinha acolheu em nome da coordenação da Regional, dando parabéns pelo lindo trabalho que realizaram e continuarão a realizar na animação desse lindo Núcleo. Ambos se comprometeram em ser presença de alegria e solidariedade.

Irmã Jacinta agradeceu a todas/os pela presença animadora das Comunidades e pela presença significativa da Ir. Aldinha. Gratidão a tod@s.

Santo Ângelo,13 de março de 2021

Irmão Bruno Klein, secretário

Além disso, verifique

Seminário Formativo com o Dr. William Cesar Castilho

Seminário Formativo com o Dr. William Cesar Castilho. Se ainda não conseguiu fazer a sua …