Inicial / Formação / Encontro do Postulinter

Encontro do Postulinter

No dia 19 de junho de 2021 reuniram-se, de forma online, os/as postulantes das seguintes congregações: ICM, Pobres Servos, Scalabrinianas, Maristas, FSCJ, IENS, Camilianas, Franciscanas Bernardinas, Santa Catarina, Notre Dame. Estavam presentes 21 postulantes e alguns formadores. O encontro foi assessorado por Ir Teresinha Dorigon, da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. O tema do encontro era: Relações humanas, vida comunitária e interculturalidade.

O encontro foi preparado com leituras prévias a atividades a serem realizadas antes do encontro. Iniciou as 14h15 com a apresentação da assessora feita por Ir Jaqueline e apresentação do grupo. Em seguida as Irmãs Escolares conduziram a oração a partir do texto de Jesus com a Cananéia Mt 15, 21-28 seguido de reflexão sobre a realidade de inclusão e exclusão em nossas práticas e missão.

Em seguida o grupo partilhou impressões a partir de dois vídeos que foram enviados sobre racismo. Logo em seguida Ir Teresinha trabalhou com o grupo uma exposição em PPT sobre: Da cultura à interculturalidade de Tim Noton. Pelas 16h30 fizemos um intervalo e foram encaminhados trabalhos de grupo a serem realizados até às 20h onde foi retomado os trabalhos no grande grupo.

O trabalho de grupo foi sobre um questionário, enviado previamente, sobre localização social e espiritualidade. Também foram motivados a partilhar pontos relevantes sobre o PPT apresentado. Não deu tempo de falar sobre um texto enviado previamente sobre: A vida intercultural como um sinal de esperança profética, da Ir Adriana Carla Mimanda, SSpS.

Às 20h retomamos os trabalhos com a partilha sobre os trabalhos de grupo e ressonâncias sobre o tema desenvolvido. Fizemos uma avaliação sobre o encontro onde foi trazido a importância de se criar um grupo no watts dos postulantes e foi comentado que os trabalhos de grupo poderiam ter um melhor organização, mas que no fim deu tudo certo. Foi avaliado como muito positivo a temática desenvolvida e a forma acolhedora da assessora em relação aos formandos.

Em seguida às Scalabrinianas conduziram a oração final com uma ladainha dos santos de devoção dos postulantes. Cantamos parabéns para Luz Aurora, postulante das Scalabrinianas que estava de aniversário.

[Ir Magda Izabel dos Reis – IENS]

Além disso, verifique

Mensagem da nova Coordenação da CRB/RS

Saúdo o  representante da CRB Nacional, Ir Olavo Dalvid Presidente da Assembleia: Pe  Itacir Brassiani; …