Inicial / Notícias / ASSEMBLEIA ELETIVA DO NÚCLEO DE VACARIA

ASSEMBLEIA ELETIVA DO NÚCLEO DE VACARIA

Aos quinze dias do mês de julho de dois mil e vinte um, aconteceu a Assembleia dos Núcleo Religiosos da Diocese de Vacaria, com a finalidade de apresentar e aprovar a nova coordenação para os próximos dois anos (2022 – 2023).

Seguindo os protocolos da pandemia, a Assembleia aconteceu de forma virtual. Na ausência do atual  coordenador  do Núcleo Diocesano da CRB de Vacaria, Frei Nédio Pértile, a Irmã Marcedes, vice-coordenadora, apresentou as comunidades  participantes e seguiu a apresentação, sendo registrada a presença das seguintes Congregações: Irmãs Catequistas Franciscanas, Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial, Irmãs de São José de  Chambéry, Ordem dos Freis Capuchinhos Menores, Filhos da Caridade no Brasil e ausentes: Irmãs Angélicas de Caseiros, Freis capuchinhos de Ibiraiaras, Freis de Lagoa Vermelha, Muitos Capões, Ipê.

Dom Silvio Guterres Dutra Bispo Diocesano deu as boas-vindas a todos, ressaltando a importância da presença dos religiosos na Diocese.

Representando a CRB regional, Frei Vanildo Luiz Zugno assessorou o encontro, apresentando o tema Esperançar, destacando a triste realidade da Pandemia e as dificuldades encontradas para atuar no campo da missão. Iniciou a fala com o texto de Eclesiastes 3 que fala que para tudo há um tempo. Solicitou aos presentes que se manifestassem quanto ao que mais impactou neste tempo. Houve fala de que o estar isolada, as mortes sem celebrar o luto, o distanciamento e o silêncio das pessoas. O foco da reflexão foi sobre o “esperançar”.

Após a reflexão, Irmã Marcedes Olga Rigo apresentou os nomes para compor a nova coordenação dos religiosos: Coordenadora Irmã Maria Rosa Zancanaro, Vice Coordenadora Irmã Marcedes Olga Rigo, Tesoureira Irmã Sueli Baréa e secretárias Irmãs Adelide Canci e Elsa Poletto.

Após, as comunidades conversarem entre sim e a nova coordenação foi aprovada por unanimidade. Várias irmãs colocaram-se à disposição para ajudar na assessoria de temas para estudos. Bem como foi sugerido que tenha encontros mais frequentes, com temas para estudos e técnicas de aprofundar o conhecimento da missão de cada Congregação presente na Diocese.

Os Freis Capuchinhos pediram orações para o assessor do núcleo Dom Osorio Beber, que se encontra em tratamento em Caxias do Sul. Após, juntamente com o assessor do encontro Frei Vanildo Luiz Zugno, deram a bênção e fizeram envio, reforçando a necessidade de sermos uma luz neste momento difícil de nossa história. Nada mais havendo a constar, a ata será assinada pela coordenação.

Vacaria, 15 de julho de 2021

[Irmã Adelide Canci]

Além disso, verifique

Edital da Assembleia Geral Eletiva da CRB/RS

CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL REGIONAL PORTO ALEGRE – CRB/RS 46ª ASSEMBLEIA ELETIVA ORDINÁRIA DA …