Inicial / Artigos / Encontro da Coordenação da CRB/RS com os Provinciais e Bispos do Rio Grande do Sul

Encontro da Coordenação da CRB/RS com os Provinciais e Bispos do Rio Grande do Sul

Na última quarta-feira, dia 05 de junho, aconteceu em São Leopoldo o Encontro Anual da Coordenação da CRB/RS com Ministros Provinciais e Bispos do Rio Grande do Sul.

Publicamos aqui o texto da saudação de abertura pronunciada por Irmã Aldinha Welsbacher, Presidenta da CRB/RS:

Novos tempos – Novas respostas, mesma missão.

As duas Conferências (CRB/Nacional) e (CNBB) possuem algo em comum desde a proximidade da fundação (CRB/Nacional, 1954) e CNBB (1952), ambas com a missão de tornar visível o Evangelho de Jesus Cristo, num mundo de profundas e complexas mudanças que ameaçam a vida e ferem a dignidade das filhas e filhos de Deus.

A CRB/RS – fundada em fevereiro de 1957, intensificando o objetivo da Nacional, visa estimular e animar a Vida Religiosa Consagrada. Recentemente celebramos 60 anos de presença mística e profética no Rio Grande do Sul.  Para melhor servir o Reino de Deus e responder os desafios dos novos tempos, a Regional conta com 20 Núcleos de Consagradas/os, nas 18 Dioceses do Estado, integrados na missão da Igreja. Com alegria registra-se também, a presença significativa de 13 Mosteiros de Vida Contemplativa.

O Encontro dos Bispos e Provinciais, é sempre uma oportunidade para reafirmar nossa parceria e comunhão na eclesialidade e missão. São muitos os problemas que a Igreja Sul 3 enfrenta hoje, mas a confiança em Deus que é nossa esperança, supera e nos sustenta, apesar da “sociedade do consumo e do cansaço”. Este intercâmbio na missão se faz necessário sempre, em vista do Reino de Deus

Acompanhamos com nossas orações a realização da Quinquagésima sétima Assembleia da CNBB e nos alegramos muito com o posicionamento profético da Mensagem ao Povo Brasileiro, cheia de esperança e otimismo, frente aos desafios da sociedade do nosso tempo. Carta que denuncia os abusos contra a vida e anuncia que a vida de cada ser humano e a vida do Planeta, dom precioso de Deus, há que ser respeitada em sua dignidade e diversidade.  

Das muitas fraquezas e ameaças que o novo tempo nos impõe, somos encorajadas e encorajados a vislumbrar um novo horizonte, solidificando nossas ações, no anúncio da Palavra, com a marca de uma Igreja profética e missionária, em direção à defesa e promoção da vida.

Contamos com as vossas orações pela realização da XXV ASSEMBLEIA GERAL ELETIVA (AGE) da CRB Nacional nos dias 10 a 14 de julho, em Brasília. No espírito da sinodalidade, queremos e podemos construir juntos, um caminho de comunhão e intercongregacionalidade por uma Igreja humana, acolhedora, solidária e misericordiosa.

Ir. Aldinha Inês Welzbacher

Além disso, verifique

VI Seminário Nacional de Religiosos Irmãos

Tema: No rio da vida, o Irmão é missão fecundando o reino Lema: “Os braços …